terça-feira, 5 de abril de 2011

TRATAMENTO CASEIRO CONTRA PIOLHO

Como ficamos felizes com o bom resultado de uma parceria!
O Grupo de convivência com a oficina sobre tratamento caseiro contra piolho e o preparo do shampoo, foi realizado com a parceria do Grupo Santa Horta, do CMS Ernani Agrícola e o Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, e foi um sucesso!



A oficina foi ministrada por Jadson Ramos - Oficial de farmácia do CMS Ernani Agrícola e formando nas ciências farmacêuticas. 




Aconteceu no dia 28 de março no auditório do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho com a participação de muitos alunos.

 


XAMPU CASEIRO CONTRA PIOLHO

Usado para higiene do couro cabeludo e no controle do piolho pode-se utilizar as folhas de arruda (Ruta graveolens), boldo (Plectranthus barbatus) e melão de São Caetano (Mormodica charanthia). Atenção: a arruda pode provocar reações de fotossensibilidade ao expor a pele ao sol com o produto. Recomenda-se usar durante a noite ou evitar a exposição ao sol.

Modo de preparo:
§         Ingredientes: (receita para três plantas)
Sabão de coco – 200g
Plantas frescas - 1 copo de requeijão de cada planta picada
Água – 4 copos de requeijão
Modo de fazer:
§         Picar o sabão em pequenos pedaços e juntar na água, levar ao fogo brando (em banho-maria) até dissolver todo o sabão.
§         Após o sabão de dissolver, adicionar as plantas, deixar levantar fervura e abafar até esfriar.
§         Após 15 minutos, coar e colocar em vidro limpo e esterilizado.
§         As plantas frescas devem ser lavadas e secas com um pano limpo para tirar o excesso de água. Depois podem ser picadas com tesoura.
§         É importante usar água filtrada.
§         Para usar precisa agitar bem, às vezes até aquecer um pouco do vidro debaixo da torneira porque o sabão e o líquido podem se separar.

2 comentários: