segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMEÇAR DE NOVO...

 6 anos o Grupo Santa Horta e a comunidade do Morro da Coroa iniciaram os trabalhos para desenvolvimento de uma horta na Rua Navarro, inaugurada em 2007.
Esta horta mudou de endereço. Se isto é possível... pois é. A Prefeitura “implodiu” a horta, sem aviso prévio, para realizar o projeto de uma praça no lugar.


A horta da comunidade passou para a Rua Isidoro em frente ao bar do Darli, uma ladeira a frente da subida do morro, e logo se chega lá: na nova horta, ou melhor, na proposta de uma nova horta.
Seu Aureo e a Teresinha estão tentando movimentar os amigos para visitar, dar apoio e não desistir deste sonho antigo e unir esforços em mutirões de limpeza, porque há ainda muito lixo. Tanto por fazer...
Teresinha hoje disse uma coisa muito bacana: "tenta ver por um ângulo diferente. Faz como eu, estamos com 2 voluntários da ONG Icoporan, as crianças que faço reforço escolar estão começando a se interessar e o projeto é levar mais as crianças na nova horta e na praça que será construída no lugar da horta antiga. Um recomeço."
Com uma resposta destas quem somos nós de recusar uma reflexão de uma apaixonada, grande mulher, lider comunitária e candidata em dar continuidade ao projeto da horta.
 










Também completamos esta conversa com Teresinha, dizendo que o lixo na porta de entrada da horta, que tanto batalhamos pela retirada ou organização da coleta não será mais um problema. Como também as dezenas de gatos que circulavam da vizinhança e contaminavam o solo. Disto, estamos livres. Mas nada é perfeito...a natureza nos traz na nova horta micos e pássaros, pelo menos são mais simpáticos que lixos e gatos invadindo a horta.

Enfim, uma nova lida e vida neste lugar, que existe pelo fruto do trabalho de algumas pessoas na comunidade que com muito amor e dedicação decidem pela continuidade deste projeto.
Para nós, do Grupo Santa Horta, os sentimentos são de apoio ao desejo da comunidade em continuar. E ainda uma sensação de estar sem fôlego... e aquele vazio de ver destruído sem tempo de colhermos as mudas necessárias para transplantarmos as possíveis plantas que preservaríamos. Muitas mudas do elenco da horta, principalmente as plantas medicinais eram oriundas de mudas certificadas doadas pelo Programa de Fitoterapia da SMS, após criteriosa seleção. Essas infelizmente foram perdidas.
Um luto, misturado com pedido de ajuda para os parceiros pensarem as estratégias deste momento para incentivar a comunidade em implantar esta nova horta.
Teresinha e Seu Áureo estarão na horta nas 2ªs, 4ªs e 6ªs feiras pela manhã e 3ªs e 5ªs a tarde.
Grande abraço à todos
Grupo Santa Horta

Um comentário:

  1. É lamentável que foram perdidas as mudas de plantas medicinais, por falta de cuidado na hora do desmanche da antiga horta.
    Esperamos que o poder público cumpra o prometido à comunidade e tome as providências cabíveis para garantir a nova horta.
    Mantemos nossa solidariedade ao Grupo e ao pessoal da Horta no Morro da Coroa.
    Entendemos que a opção de atuar junto às escolas pode abrir novos caminhos para o grupo na direção das hortas familiares.

    ResponderExcluir