Tivemos um mês cheio de atividades e nosso caminho tem sido traçado passo a passo.
O Rio de Janeiro viveu momentos de grande tensão sentidos em todas as comunidades da cidade. Em Santa Teresa não foi diferente. Tivemos também períodos de muita chuva, evento que deixa nossas comunidades em alerta.
Estamos aí, sem desanimar, continuando a desenvolver o projeto de cultivar no nosso bairro.
Com a parceria dos alunos de medicina da UERJ, vamos participar do evento "UERJ TOCANDO SAÚDE NO SALGUEIRO", com a oficina "Plantando Saúde", organizada pelos alunos da "LiMCI" Liga da Medicina Complementar e Integrativa, ensinando aos moradores o cultivo e o uso correto das plantas medicinais.
Esses jovens aplicados fizeram treinamento na Horta Comunitária do Morro da Coroa e estão prontos e animados para difundir essa idéia em outras comunidades.
No Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, temos nos reunidos com vários alunos do primeiro ano do ensino médio, realizando oficinas de preparação da horta, com a confecção dos "tijolos"que serão usados na construção dos canteiros, reutilizando garrafas PET . Os alunos se mostram sempre interessados e vem ajudando inclusive na limpeza do local destinado a horta. Esses encontros tem sido úteis a nossa aproximação do grupo.
A horta da Creche Cantinho Feliz teve um grande avanço. Chegaram os pneus doados pela Logan-C, e com a ajuda do aluno Marvin Silva André, da turma 1008 do Colégio Monteiro de Carvalho, iniciamos a pintura dos mesmos que serão transformados em canteiros.
E o Pomar dos Prazeres? Ah! Este também está caminhando. Fizemos a medição para escolher os melhores locais de plantio, com a parceria do Sr. Washington na arte de cuidar da terra e o apoio total da diretora do Casarão,
Prof. Denise Mello.
Plantamos as primeiras mudas de árvores frutíferas!
Temos recebido por doações várias mudas e avisamos que quanto mais mudas melhor!!!!!
Lugar para plantar não nos falta.
Ainda este mês festejamos no Posto de Saúde (CMS Ernani Agrícola), os 5 anos da Horta Comunitária do Morro da Coroa, com a apresentação de dois filmes sobre o desenvolvimento da horta. O primeiro que mostra o planejamento e construção a horta e do grupo de trabalho. Este vídeo foi produzido por alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Castelo Branco. O segundo, já com a horta implantada mostra a visita e a parceria no mutirão com os alunos da Faculdade de Medicina da UERJ. Um belo trabalho do prof. Rafael Ângelo Fortunato que pode ser acessado no link
|
Seu Áureo e prof. Rafael |
O relato feito pelo Seu Áureo veio do coração
. Estamos planejando um mutirão de comemoração no dia 15 de janeiro. Precisamos de muitas mãos animadas.